Compatibilidade eletromagnética (EMC) refere-se à capacidade de equipamentos eletrônicos ou sistemas de rede resistirem à interferência eletromagnética sem produzir radiação eletromagnética excessiva.
Ou seja, o equipamento ou sistema de rede deve funcionar normalmente em um ambiente eletromagnético hostil, sem irradiar ondas eletromagnéticas excessivas que interfiram no funcionamento normal de outros equipamentos e redes ao redor.
O princípio de blindagem do cabo blindado é diferente do princípio de cancelamento de equilíbrio do par trançado. O cabo blindado é adicionar uma ou duas camadas de folha de alumínio fora dos quatro pares de par trançado. Ao usar o princípio de reflexão, absorção e efeito de pele do metal na onda eletromagnética, ele pode efetivamente impedir a interferência eletromagnética externa no cabo e também impedir que o sinal interno irradie e interfira no trabalho de outros equipamentos.
Experimentos mostram que ondas eletromagnéticas com frequências maiores que 5MHz só podem passar através de uma folha de alumínio com 38μm de espessura. Se a espessura da blindagem for superior a 38μm, a frequência da interferência eletromagnética que pode entrar no cabo através da blindagem é principalmente inferior a 5MHz.
Uma extremidade do cabo blindado é aterrada e a outra é suspensa.
Quando o fio de sinal é transmitido por uma longa distância, devido à diferença de resistência de aterramento em ambas as extremidades ou à corrente no fio PEN, o potencial dos dois pontos de aterramento pode ser diferente. Neste momento, se as duas extremidades estiverem aterradas, a camada de blindagem terá eletricidade, mas a interferência de sinal será formada. Portanto, neste caso, o método de aterramento em um ponto e suspensão na outra extremidade é geralmente adotado para evitar a formação de tal interferência.
O efeito de blindagem de aterramento é melhor, mas a distorção do sinal aumentará.